Economia Doméstica e Econosofia o que é?

                O que a Economia Doméstica e a Econosofia tem em comum? 

   

    Economia Doméstica é uma ramificação da economia que propõe estudar mais afinco a relação dos indivíduos com a família e a sociedade em que este vive, abrangendo diversos assuntos como nutrição, administração, educação, e outros.
     Quanto a Economia no Brasil, h
á um senso comum que paira (e aos poucos está sendo quebrado), que diz que economia é assunto pra pessoas ricas e cultas, e é uma GRANDE mentira porque a economia está presente na vida de todos, em tudo, e o tempo todo. 
    Lógico que uma análise mais profunda de mercado, uma percepção de macro e microeconomia, tendências de comportamento de preço e outros assuntos mais complexos, não atraem muito a grande massa mais pobre da população. Que diga-se de passagem "quanto mais ignorante for nesse aspecto mais fácil de ser manipulado, especialmente no consumo". Talvez por esse motivo não se investe em educação econômica nas escolas publicas.  
    Agora quero apresentar a "Econosofia", que é a Economia Doméstica aplicada no dia a dia com um foco especial em não apenas administrar os ganhos, mas principalmente buscar meios eficientes de aumentar a receita da família, elevar a posição social do indivíduo nos aspectos financeiros, mentais e social . ?

    Como se aplica a Econosofia?

    A Econosofia se aplica na busca de meios mais eficientes de trabalhar sua renda, colocando em evidencia a necessidade de se construir uma fonte secundária de renda, tal qual te resguarde caso venha surgir algum imprevisto financeiro, desta forma o individuo não se endivida e com o passar do tempo cria-se uma espécie de previdência privada que cresce ano após ano, proporcionando uma vida mais confortável e com menos esforço .  

    Podemos caracteriza-la por três colunas principais:

  1. Sobrevivência  : São todos os gastos necessários pra se viver em sociedade. Eles vão do mais básico alimentação, vestuário e moradia, até gastos com trabalho, lanche na rua, IPTU e energia.
  2. Investimentos : É impossível crescer, mudar ou ampliar uma posição social sem investir, seja dinheiro ou trabalho algo terá que ser semeado. Este é sem duvida o ponto que conecta a Econosofia na Economia Doméstica, pois o que faz todo o esforço e empenho valer a pena é a recompensa do crescimento real: mental, social e financeiro span>
  3. Lazer : O ser humano é movido por paixões, vontades e desejos. Precisamos desfrutar disso. Por estas coisas somos capazes de levantar as 3hr da manhã em dia de chuva para trabalhar em um emprego que as vezes nem gostamos de fazer, então considero um dos pilares da tríade da Econosofia.   
      Quanto a Econosofia prática do dia a dia, leva-se em conta: A observação dos ganhos e gastos, senários favoráveis e desfavoráveis pra tomada de decisões, custos, saúde mental e nutricional, bons e más investimentos, como fazer render mais o salário, como vencer a procrastinação, e outros pontos importantes da economia doméstica.
    Quando você vai ao mercado por exemplo e compara o preço dos legumes com o preço da semana anterior isso é Econosofia, ou quando você compra um sabão concentrado um pouco mais caro que o sabão convencional porquê você percebeu que este rende duas vezes mais e por esse motivo é mais vantajoso compra-lo, isso também é Econosofia.

     A Econosofia  utiliza-se de ferramentas econômicas pra resolver questões simples do dia a dia como por exemplo comparar preços, fazer análise comparativa de mercado, observar a viabilidade para pequenos investimentos, traçar metas de curto e longo prazo.

    Porque a Economia Doméstica no Brasil e um assunto tão atrasado?

    O senso comum de uma determinada sociedade, estado ou nação está na sua cultura. Por terem a mesma base de ensino, leis e regimes os seus costumes serão semelhantes, logo pessoas que aprenderam as mesmas coisas tende a se expressar, pensar e até reproduzir o que aprendeu de forma natural e espontânea. E no Brasil não é diferente, e infelizmente nunca tivemos grandes incentivos por parte dos governantes em ensinar o povo a lidar bem com o dinheiro, pelo contrário, sempre existiu um grande incentivo ao crédito e ao financiamento que são dois vilões da economia domestica. Os políticos até falam desses temas, o que eles esquecem de mencionar é o risco de endividamento que veem atrelados à eles. E a população fica se arrastando em parcelamentos de cartões de credito, carro e casa, com uma renda baixa e sem saber o que fazer pra sair da roda do rato.    

     A beleza da Econosofia é que ela é ensinável. Você pode e deve treinar sua educação financeira, invista em você e no seu conhecimento. Seja um Ecos (Seu próprio Gestor Financeiro ). 

    Aproveite esta visita ao nosso blog e faça o simulado do seu salário pra saber como anda a sua distribuição de renda e compare com os valores do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta pagina: https://www.ecos.blog.br/2023/05/como-voce-gasta.html

    Lembre-se sempre que você é o maio interessado das suas finanças!

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças, então click  aqui e saiba mais.   


 


Anterior Próxima

نموذج الاتصال